sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Horário de Verão começa neste final de semana


O horário de verão, que começa a vigorar a partir da 0h deste domingo (21), deve gerar uma economia de cerca de R$ 282 milhões, devido à redução do consumo de energia elétrica provocada pelo adiantamento dos relógios em uma hora. A cifra é 56% maior que os R$ 180 milhões poupados na última edição da medida, entre o final de 2011 e o começo deste ano.
Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), que divulgou os dados, quando há um aproveitamento maior da luz solar diminui-se a necessidade de acionamento de usinas térmicas que, tradicionalmente, são mais caras na geração de energia do que as usinas hidrelétricas.
Com a medida, o governo espera aliviar as redes de transmissão de energia nas faixas de horário de pico do consumo –sobretudo das 18h às 21h. No ano passado, a economia de energia chegou a 4,6%. Neste ano, a estimativa do governo federal é de que fique entre 5% e 5,5%, com maior estabilidade ao sistema elétrico.
"O horário de verão sacrifica quem precisa acordar cedo, mas compensa no bolso, já que o custo para gerar energia térmica é pago por todos nós", afirma o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp. "Com o sistema mais descarregado no pico, ele fica menos sujeito a interrupções e contingências", completou.
Na edição deste ano, o horário de verão terminará no dia 17 de fevereiro, uma semana após o Carnaval. Desta vez, participarão apenas os Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Tocantins, no Norte, que resolveu aderir. Depois de participar no ano passado, a Bahia agora optou por ficar de fora, o que representará um consumo a mais no horário de pico de cerca de 130 megawatts (MW).


INFORMATIVO - 19 de outubro de 2012.


Aos
Sindicatos e Federações de Vigilantes e Trabalhadores da Segurança Privada



Assunto: Horário de Verão


Prezados Companheiros,


Segue para conhecimento e providências o Decreto nº 7.826, de 15 de outubro de 2012, que altera o Decreto nº 6.558, de 08 de setembro de 2008, que institui a hora de verão em parte do território nacional, para incluir o Estado do Tocantins e excluir o Estado da Bahia em sua abrangência.

A Presidência da República publicou em setembro de 2008 o Decreto nº 6558, que institui o horário de verão, segundo este instrumento foi fixado à data de vigência do mesmo no terceiro domingo de outubro de cada ano e será encerrado no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte, isto é, este ano o período será de zero hora do dia 21 de outubro de 2012, até zero hora do dia 17 de fevereiro de 2013. 

Este horário valerá em doze Estados do Brasil, são estes: Tocantins, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

O horário de verão já foi adotado no país 38 vezes desde 1931, sendo que a medida é repetida ininterruptamente desde 1985. O objetivo da mudança na hora oficial, segundo o Governo, é economizar energia aproveitando melhor a luz natural dos dias mais longos do Verão. 

Entretanto, estamos divulgando esta informação por entender que esta é uma medida que merece atenção e que envolve adaptações, inclusive quanto aos horários de atendimento da Confederação, que se situa em um Estado afetado pelo horário de verão em relação aos outros Estados que não serão atingidos.
Sem mais para o momento, despedimos – nos.



Fraternalmente,


José Boaventura Santos
Presidente CNTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário