quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Seminário da Fifa sobre Segurança debate plano de segurança para a Copa 2014


Acontece desde quarta-feira (10) o Seminário da Fifa sobre Segurança na Copa de 2014. O evento, que ocorre na Sogipa reúne representantes das 12 cidades-sede da Copa de 2014 e contou com a presença do presidente do Comitê Organizador Local (COL), José Maria Marin, do vice-governador Beto Grill, do prefeito de Porta Alegre José Fortunati e do Presidente do Sindicato dos Vigilantes de Niterói e região e Diretor da Confederação Nacional dos Vigilantes Cláudio Vigilante, que representa o Estado do Rio de Janeiro.

O Seminário debate o Plano de Segurança para a Copa das Confederações e Copa do Mundo de 2014, é considerado uma reunião de trabalho interna do COL, da Fifa e das cidades-sede. O evento reunirá membros dos governos federal, estadual e municipal, além de representantes da área de segurança. O encontro é mais uma etapa do planejamento de segurança integrado à mobilidade urbana para a Copa das Confederações e Copa do Mundo da Fifa.

Para o presidente do COL, o país precisa se preparar para mostrar que tem capacidade e competência de organizar um grande evento. Disse que o aspecto mais importante na preparação é a segurança dos torcedores, jogadores, autoridades, jornalistas, funcionários e da população em geral. Conforme Marins, o COL irá contratar 25 mil agentes de segurança privada especializado em grandes eventos para cuidar das instalações oficiais da Copa e do perímetro externo, e é estimado que outros 35 mil agentes sejam contratados por outras entidades.

Cláudio Vigilante destacou o papel dos vigilantes na segurança do evento. “Vários postos de trabalho serão criados em várias cidades do país para garanti a segurança dos turistas, do patrimônio brasileiro e do evento como um todo. Por isso, temos que estar atento às reivindicações do Comitê Organizador e da Fifa para que possamos atender a todas as expectativas. Os vigilantes devem se qualificar mais, estudar mais e se preparar de forma muito responsável devido a grandeza internacional do evento. Nós somos os responsáveis pela segurança privada e temos que dar exemplo de trabalho sério e responsável. Vamos preparar uma série de trabalhos para orientar a categoria via a nossa Confederação”, destacou o presidente do SVNIT.

Durante a abertura, o prefeito falou da grande responsabilidade dos gestores públicos de pensar a segurança, não somente para o evento, mas visando a capacitação do setor para após o Mundial. Para ele, a Copa dá oportunidades concretas para melhorar a vida das pessoas.  “Vamos aproveitar esse importante processo para qualificar a segurança na nossa cidade. Porto Alegre quer contribuir de forma decisiva, dentro da competência da esfera municipal, num trabalho em conjunto com os governos estadual e federal”, disse.

Também participaram do evento o secretário do Esporte e Lazer e coordenador geral do Comitê Gestor da Copa 2014 RS, Kalil Sehbe, e o secretário Extraordinário da Copa, Urbano Schmitt.

Ações para a segurança na Copa do Mundo

O prefeito citou ações municipais para aumentar a sensação de segurança da população, como o Centro Integrado de Comando (Ceic), que deve entrar em operação nos próximos dias. Com o novo ambiente, a Prefeitura pode dar o suporte necessário à população, principalmente em horas críticas ou situações de emergência.

Destacou, ainda, que a prefeitura, por meio da Guarda Municipal e Defesa Civil, tem participado da elaboração do Plano Nacional de Segurança para a Copa, coordenado pela Polícia Federal, com a participação de estados e municípios. Além disso, a Guarda Municipal vem estabelecendo um Plano Operacional próprio, com aquisição de novos equipamentos e capacitações.

Informou que a cidade conta com o Videomonitoramento, através de cerca de 300 equipamentos instalados a serviço de diversos órgãos, e que a prefeitura tem ampliado o sistema para praças, parques e escolas.
Em relação à mobilidade para o evento, explicou que a EPTC também está elaborando um plano estratégico, onde serão definidas vias e acessos estratégicos para a mobilidade e segurança no período do evento.

Willian Chaves- Ascom SindVigPetrópolis
Fonte: SVNIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário