segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

DIA 1º é GREVE!!!! Periculosidade Já!!!

Os vigilantes de Petrópolis e região devem referendar em suas assembleias a paralisação total das atividades na próxima sexta-feira, 1º, em protesto contra os empresários que se negam a pagar o adicional de periculosidade conforme manda a Lei 12.740/12, sancionada pela Presidenta Dilma Roussef no ano passado. A categoria deve se mobilizar e não trabalhar durante 24 horas em todos os postos de trabalho, inclusive bancos e órgãos públicos.

O Sindicato já marcou as datas das assembleias: Três Rios - 29/01/2013 na subsede às 19:00hs(Edifício Saint Etiene, 502); Petrópolis dia 30/01/2013 às 19:00hs Sede do sindicato; e Teresópolis dia 31/01/2013 às 19:00hs na Sede do Sindicato dos Porteiros e Asseio e Conservação que fica na Av. Lúcio Meira ,330 - Sala 704, Centro.

A manifestação faz parte do dia nacional de lutas preparado pela Confederação Nacional dos Vigilantes em protesto pelo pagamento do adicional de periculosidade. Em vigor há mais de 30 dias, a nova norma concede 30% de reajuste pelo perigo que a profissão oferece à vida do trabalhador. Mesmo com a lei já sancionada, empresários da segurança se negam a pagar o benefício alegando que o texto legal necessita de regulamentação do Ministério do Trabalho para produzir seus efeitos.

Todos os postos de trabalho devem ficar sem vigilantes na próxima sexta-feira, inclusive bancos e shoppings. A categoria aprovou orientação da Confederação apresentada durante encontro de dirigentes sindicais em todo país em Belo Horizonte entre os dias 17 e 18 de janeiro.

O Ministro do Trabalho, Brizola Netto, convocou uma reunião emergencial para tratar o tema no dia 17 de janeiro. Uma comissão tripartite composta de governo, trabalhadores e empresários, foi criada para dar prosseguimento na regulamentação da norma. O próprio Ministério admitiu que o pagamento dos 30% é uma deliberação entre trabalhadores e patrões, não cabendo ao Ministério interferência no impasse.

A categoria vive um momento de euforia pelo pagamento do adicional conquistado após anos de lutas e batalhas árduas com o Congresso Nacional. Foram realizadas centenas de manifestações por todo país, inclusive três grandes marchas que reuniu mais de 10 mil trabalhadores em Brasília, com a participação dos vigilantes da Região Serrana, durante as negociações com deputados e senadores.

A Lei “Fernando Maia” nº 12.740/12 foi sancionada pela Presidência da República no dia 10 de dezembro do ano passado. A vitória da categoria veio após o entendimento dos legisladores de que os vigilantes são expostos, todo o tempo, a riscos na profissão.

A direção do Sindicato estará nas ruas para orientar os trabalhadores e fortalecer a manifestação que também ocorrerá em todo país.

Campanha Salarial 2013

No dia 21 de janeiro aconteceu também a primeira reunião entre sindicalistas e empresários para tratar das negociações salariais para este ano. Na ocasião, foi entregue ao Sindicato  Patronal a pauta de reivindicações da categoria onde se incluem reajustes nos benefícios sociais, o pagamento do adicional de periculosidade e também aumento real de salário. Os patrões receberam o documento e pediram cautela nas negociações.

A exemplo de 2012, os 15 sindicatos que representam a categoria no Estado resolveram unificar a campanha salarial. Um novo encontro está agendado para esta quarta-feira, 30, no sindicato patronal.

DATAS DAS ASSEMBLEIAS:

TRÊS RIOS: 29/01
Local: subsede Três Rios - Edificio Saint Etiene, 502.
Hora: 19:00 horas

PETRÓPOLIS: 30/01
Local: sede do Sindicato
Hora: 19:00 horas

TERESÓPOLIS: 31/01
Local: Sede do Sindicato dos Porteiros e Asseio e Conservação - Av. Lúcio Meira, 330 - Sala 704, Centro
Hora: 19:00 horas 

WMC Assessoria e Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário