segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Lideranças sindicais dos Vigilantes se reúnem com empresa Esquadra e arrancam benefícios para categoria em todo Estado do Rio

Após contato realizado com a empresa Esquadra, responsável pelo novo contrato que atende a algumas agências do banco Itaú no Estado do Rio, representantes da empresa se reuniram com representantes do Sindicato dos Vigilantes de Niterói, São Gonçalo e região, Petrópolis e região e Duque de Caxias para buscar uma solução para o pagamento de salários abaixo do piso estabelecido no Estado. O encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Vigilantes de Niterói e região (SVNIT).

A Esquadra enviou dois representantes, Anderson Moreira – Gerente da Empresa no Estado do Rio, e Ana Caroline Resende – Gerente de Operações da Esquadra. A reunião aconteceu no dia 23 de outubro, com os sindicalistas Cláudio Vigilante, presidente do SVNIT, e Adriano Linhares, presidente do SindVig Petrópolis.

O objetivo foi resolver a contratação irregular por horas nas carteiras profissionais dos vigilantes que tiram hora de almoço e que vinha sendo praticado pela empresa. Foi apresentada aos representantes da empresa a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente em todo Estado do Rio que não permite este tipo de prática de contratação. A CCT obriga o pagamento do piso salarial da categoria, não podendo ser feito nenhuma remuneração abaixo desse valor em forma de pagamento por hora trabalhada.

Várias denúncias chegaram aos sindicatos sobre a prática irregular da Esquadra. A direção da empresa se comprometeu a regularizar todas as contratações em todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro e agradeceu pela postura das entidades em buscar uma solução amigável. Com este compromisso, a Esquadra vai solicitar aos poucos as carteiras profissionais de cada vigilante e adequá-las colocando o piso da categoria no Estado. Isso significa que todos os profissionais irão receber os seus salários corretamente e não abaixo dos valores da CCT.

A Gerente de Operações da Empresa Esquadra, Ana Caroline Resende, veio ao Rio especialmente para resolver essa situação e fez questão de elogiar o comportamento da direção dos Sindicatos de Niterói, Petrópolis e Caxias. Ela ainda pediu que as entidades informassem a toda categoria contratada pela Esquadra no Estado, independente da região que trabalha, teria sua situação regularizada e que no quinto dia útil de novembro os vigilantes já receberão os salários com o piso praticado no Estado do Rio.

Carlos Gil, presidente do Sindicato dos Vigilantes de Duque de Caxias, destacou a importância da conquista. "Buscamos regularizar uma situação que vai beneficiar vigilantes de todo o Estado. O pagamento do piso é regra pela nossa Convenção Coletiva. A empresa entendeu as nossas ponderações e vai cumprir a regra. Um grande ganho para os vigilantes fruto do trabalho dos sindicatos", revela Gil.

O presidente do SVNIT, Cláudio Vigilante, agradeceu em nome da categoria a atitude da empresa. “Fizemos o que os dirigentes sindicais têm que fazer. Vendo que a empresa estava errada na condução das contratações por hora solicitamos uma reunião e questionamos a prática irregular. A empresa se comprometeu a normalizar a situação o que traz mais tranqüilidade para todos os vigilantes envolvidos. Agradecemos a compreensão dos gerentes e aguardamos a confirmação dos compromissos”, afirma Cláudio.

O companheiro Adriano Linhares, presidente do SindVig Petrópolis, também se manifestou salientando a disposição da empresa de aceitar conversar com os sindicatos. “Esta atitude demonstra que poderemos ter um bom relacionamento nas questões que envolvam a categoria com a empresa. Resolvemos o problema da melhor maneira possível”, assegura Linhares. 

Imprensa SVNIT, SindVig Petrópolis e SindVig Duque de Caxias

Nenhum comentário:

Postar um comentário