terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Vigilantes da Bahia comemoram aprovação do PL Anticalote

Depois de mais de 30 dias (incluindo o período de festas de fim e início do ano) os vigilantes da Bahia festejaram no fim do mês de janeiro a aprovação na Assembleia Legislativa do Projeto de Lei 19.414/2011, da Deputada Maria del Carmem, que determina o depósito  dos direitos  trabalhistas (férias, 13º. Salario, parcelas rescisoras, entre outras) dos trabalhadores  terceirizados em uma conta bloqueada. O Projeto vai agora para a sanção do governador Jaques Wagner.

Depois do Governo do Distrito Federal, o Estado da Bahia é o segundo a adotar esta medida tão reivindicada não somente pelos vigilantes, mas por todos os trabalhadores terceirizados.

Com a lei, estes trabalhadores não mais serão vítimas cotidianas de empresas e empresários caloteiros, que constituem empresas em nome de laranjas, ganham contrato, recebem e embolsam os direitos dos trabalhadores, depois quebram, dão calote e deixam a conta para os contribuintes, na medida em que o contratante responde solidariamente.

Na Bahia, estima-se que o Estado utilize os serviços de 40 mil terceirizados, sendo que destes, oito mil são vigilantes, e seis mil tem processos na Justiça do Trabalho contra as e presas que quebraram ao logo dos anos e contra o Estado. E, como estas já sumiram, restou a conta somente para o Governo pagar.

Foi o Sindvigilantes Bahia que apresentou a ideia à Deputada Maria del Carmem, mas vários sindicatos de outras categorias e a CUT estadual também se incorporaram à luta, que nos últimos dias  agregou o apoio do governo e dos setores empresariais mais sérios.

“Para nós, que chegamos a sair da Assembleia Legislativa em alguns dias às 5 da manhã, em pleno período de festas de fim de ano, a sensação é de missão cumprida. O primeiro tempo do jogo está ganho (a aprovação na Assembleia). Agora precisamos jogar o 2º. Tempo (a sanção do governador) e fazer cumprir a lei. Aí a missão estará completa e será o fim dos calotes”, afirmou José Boaventura – Presidente do Sindvigilantes-Bahia.


Fonte: CNTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário