segunda-feira, 30 de junho de 2014

Sindicato vai á Granja Comary ver situação de trabalho dos vigilantes

Os diretores da CNTV e seus sindicatos continuam atentos às condições de trabalho dos vigilantes durante que prestam serviço nas arenas que estão sendo realizados os jogos da Copa do Mundo 2014. A fiscalização realizada pelos representantes dos trabalhadores é resultado das intensas negociações e das reivindicações da Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) junto à Federação Internacional de Futebol (FIFA).

Durante o período da Copa, dois diretores de cada sindicato das cidades-sedes foram credenciados para acompanhar o funcionamento da segurança privada nas arenas, verificar as condições de trabalho dos vigilantes e o cumprimento, por parte das empresas, de todas as obrigações trabalhistas.

Para balizar as demais negociações e garantir ainda mais os direitos dos trabalhadores, foi assinado um protocolo nacional e cada sindicato negociou um Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) local observando, no mínimo, as condições previstas neste primeiro documento. Apesar das constantes tentativas da mídia de confrontar e rebaixar o trabalho que vem sendo realizado, em todas as arenas a atuação dos vigilantes tem sido exemplar.

Rio de Janeiro

Tanto os equipamentos de trabalho quanto os uniformes foram fornecidos pela empresa conforme acordado. Apesar disso, os vigilantes que fazem cobertura das arquibancadas têm permanecido em pé durante todo o dia. O pagamento referente ao primeiro jogo foi realizado sem considerar os valores das passagens.

No segundo jogo, porém, o equívoco foi corrigido. Já aqueles que estão destacados para a Granja Comary não possuem local para se abrigar do frio, não possuem cadeiras. As carteiras de trabalho estão assinadas como vigilantes patrimoniais.


O presidente do Sindicato dos Vigilantes de Petrópolis e diretor da CNTV, Adriano Linhares, denunciou que os vigilantes que atuam no Maracanã estão trabalhando em pé durante todo o dia debaixo do sol ou chuva. A FIFA não preparou um local adequado e protegido para os profissionais. Linhares e diretores do sindicato, foram até a Granja Comary, local de treinamento da Seleção Brasileira, para avaliar as condições de trabalho e os pagamentos aos vigilantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário