quinta-feira, 23 de março de 2017

Sindicato denuncia ao MTE mais uma empresa por contratação irregular

A fiscalização do Sindicato em todos os postos de trabalho de Petrópolis e região continua. Por isso, nesta quinta-feira (23/03), a direção da entidade protocolou uma denúncia na Delegacia Regional do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Petrópolis, contra a empresa Prosegur Transporte de Valores e o Banco Itaú-Unibanco por contratação de vigilante em regime parcial com salário diferenciado. A medida fere a legislação trabalhista e a Convenção Coletiva de Trabalho. O Sindicato pediu uma mesa mediação com as empresas.

Esse tipo de contratação serve para precarizar o trabalho e degradar o trabalhador que é imposto à realização da mesma atividade, porém sem os benefícios e direitos de um vigilante com carteira assinada. Além disso, o trabalhador fica vulnerável sem a cobertura de diversos benefícios que o protegem. A medida também é conhecida como vigilante horista.

A discussão sobre a contratação por regime parcial já foi discutida entre sindicato e empresários nos anos anteriores. A direção do Sindicato, portanto, não concordou com o regime de contratação, por isso, se torna ilegal este tipo de contratação, uma vez que não está previsto na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria na base do Sindicato.


O vigilante que se encontrar nesta situação deve denunciar ao Sindicato. O sigilo é garantido. Com a denúncia, o Sindicato poderá fiscalizar as empresas e garantir os direitos dos trabalhadores.

Fonte: Imprensa SindVig Petrópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário