quarta-feira, 11 de julho de 2018

Banco do Brasil descumpre CCT dos vigilantes e empresa Angel's pratica assédio moral


A empresa Angel’s Segurança e Vigilância ganhou na Justiça o direito de contrato para vigilância no posto do Banco do Brasil na cidade de São José do Vale do Rio Preto, Região Serrana do Rio. Até aí nada mais que uma disputa entre contratante e contratado.

Acontece que a empresa voltou com as mesmas práticas de assédio aos vigilantes. A Angel’s vem praticando perseguição aos trabalhadores que já trabalhavam no posto do banco. Tudo isso por conta de processos judiciais movidos pelos vigilantes contra a empresa por falta de cumprimento no pagamento de verbas trabalhistas. Num último episódio, ocorrido no sábado (07/07), um vigilante que possui um processo antigo contra a Angel’s foi humilhado por funcionários da empresa na sede da capital Rio de Janeiro.

Banco do Brasil descumpre a CCT

O Banco do Brasil deixou de exigir a Certidão de Regularidade Sindical de Base conforme prevê a Cláusula 59ª. Por força da convenção coletiva de trabalho e em atendimento ao disposto nos artigos 607 e 608 da CLT - Consolidação das Leis de Trabalho, as empresas para participarem em licitações promovidas por órgãos da administração pública direta ou indireta ou contratação por setores privados deverão apresentar Certidão de Regularidade Trabalhista Sindical para com suas obrigações sindicais.

O parágrafo primeiro acrescenta que a falta da Certidão ou sua apresentação com prazo de validade que será de 30 (trinta) dias – vencido permitirá, às empresas concorrentes, bem como aos Sindicatos convenentes, nos casos de concorrência, carta-convite, pregão, tomada de preço ou outra forma de licitação alvejar o processo licitatório por descumprimento das cláusulas convencionadas.

“Vamos encaminhar uma circular ao banco para pedir informações sobre esse descumprimento Isso é grave, pois assegura ao cliente não ter riscos com empresas que descumprem as verbas trabalhistas ou atrasam salários de seus empregados”, afirma Adriano Linhares, presidente do Sindicato dos Vigilantes de Petrópolis e região.

Fonte: Imprensa SindVig Petrópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário