terça-feira, 25 de junho de 2013

Sindicato dos Vigilantes de Petrópolis e UGT afirmam: quem convoca greve são os Sindicatos e não o Facebook

Após reunião extraordinária dos membros de sua Executiva Nacional, nesta segunda, dia 24, a União Geral dos Trabalhadores - UGT, divulga documento no qual apoia a realização de um dia nacional de manifestação cidadã, com data ainda não definida.

A decisão foi tomada após intenso debate, onde os integrantes da direção nacional da UGT , avaliaram qual o posicionamento da central em relação a recente onda de protestos que tomou conta do país.

Para os dirigentes da central ficou claro que embora o estopim dos protestos, tenha sido a elevação do preço das tarifas do transporte coletivo, essa não foi a única causa que levou milhares de manifestantes às ruas.

Para o vice-presidente da UGT, Enilson Simões de Moura, o Alemão, que assim como outros dirigentes da central, participou das manifestações, os problemas estão na falta de Saúde pública, Educação, Segurança e Transporte público de qualidade. Os serviços essenciais para a população enfrentam uma situação de descalabro, onde praticamente não existe Estado. E é essa ausência do Estado que permite essas manifestações”, afirmou Alemão.

Os dirigentes da UGT lembraram que o sindicalismo cidadão tem sido uma das características marcantes na forma de atuação da central desde a sua origem, motivo pelo qual defendem a realização das manifestações e também sugerem a incorporação de bandeiras que compõem a pauta da classe trabalhadora.

No documento intitulado: “Trabalhadores Indignados!” a UGT elenca um conjunto de 11 propostas que incluem a melhoria imediata nos serviços básicos para a população como Saúde, Educação, Segurança e Transporte e sugere a realização de um dia nacional de manifestação cidadã.

Com relação a realização de uma possível greve geral, o presidente da UGT, Ricardo Patah , enfatizou que sua realização, é uma questão que deve ser tratada pelos sindicatos e centrais sindicais, não podendo ser convocada por movimentos sociais. 
(Veja abaixo a íntegra do documento).

Reunião com as centrais sindicais

Na terça-feira, dia 25, às 9h30 da manhã será realizada na sede nacional da UGT, na rua Aguiar de Barros, 144 em São Paulo, uma reunião com a participação de todas as centrais sindicais, assim como também entidades da sociedade civil para discutirem uma pauta conjunta para a classe trabalhadora.

Trabalhadores Indignados!

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) é solidária aos movimentos de cidadania que estão se expressando nas ruas e lutará para a criação de uma nova ordem social e política no Brasil, que faça avançar o processo democrático e garanta o bem estar social para o povo brasileiro.
UGT propõe à sociedade brasileira a realização do Dia Nacional de Manifestação Cidadã, em data a ser definida pelas centrais sindicais e movimentos sociais, em torno do seguinte conjunto de propostas:

1. Prioridade absoluta para a melhoria imediata dos serviços de saúde, educação, segurança pública e transportes.

a. Investimento maciço na formação e qualificação de novos professores, profissionais de saúde e policiais, com valorização salarial;

b. Construção de novos hospitais, escolas, sistemas de mobilidade urbana e estruturas policiais técnico-científicas, bem como a qualificação dos já existentes;

2. Fim do Fator Previdenciário, com a derrubada imediata do veto presidencial;

3. Atualização da tabela do Imposto de Renda (defasada em 70%);

4. Recuperação das Perdas do FGTS (roubado em 88,3%);

5. Redução imediata da jornada de trabalho para 40 horas semanais.

6. Fim do Voto Secreto dos Parlamentares;

7. Fim do Foro Privilegiado;

8. Criação da Lei de Responsabilidade Política e Social, que obrigue os governantes a cumprirem seu programa de governo, sob pena de ficarem inelegíveis;

9. Por uma auditoria independente dos gastos públicos para a Copa e as Olimpíadas;

10. Garantir o término dentro dos prazos e orçamentos iniciais de todas as grandes obras de infraestrutura, com investigação de todas as denúncias de corrupção e desvios;

11. Não à PEC 37 (que restringe o papel investigativo do Ministério Público em casos de corrupção);

São Paulo, 25 de junho de 2013
Ricardo Patah
Presidente da
União Geral dos Trabalhadores (UGT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário