quarta-feira, 19 de junho de 2013

Vigilantes do Espírito Santo decidem manter greve que já dura 51 dias

Em assembleia realizada na tarde desta segunda-feira (17) os trabalhadores de Transporte de Valores do Espírito Santo, em greve há 51 dias, decidiram manter a paralisação até o julgamento do dissídio coletivo. Ainda não há data para que ocorra o julgamento, mas a vitória da categoria já começou: o Ministério Público do Trabalho (MPT) já concedeu parecer favorável e reconheceu a legalidade da greve. O presidente do Sindicato dos Vigilantes de Petrópolis e região, Adriano Linhares, participou do início das negociações ao lado da categoria na capital capixaba. A experiência dos movimentos no Estado do Rio de Janeiro e a representação da Confederação Nacional dos Vigilantes, ajudaram Linhares e contribuir com o pleito dos companheiros do Espírito Santo.

Para o MPT, as empresas devem pagar os dias parados, além de 12% de reajuste salarial, R$21 de tíquete alimentação por dia, garantia do emprego por 60 dias após o término da greve e pagamento do adicional de periculosidade de 30%, conforme prevê a Lei 12.740/2012.

Mesmo podendo negociar e poupar população e funcionários de tanto desgaste, as gigantes Brink’s e Prosegur preferiram manter a postura antissindical e de afronta aos direitos dos trabalhadores, levando todos para a greve. “As empresas já deixaram claro que não têm o menor interesse em dialogar. Estão preocupadas apenas com o lucro, sem pensar nos trabalhadores e na sociedade. Por isso, continuaremos parados até o julgamento do dissídio”, afirmou Wildson Damacena, presidente do Sindfortes/RN.

Durante toda a paralisação a CNTV manifestou total apoio ao movimento dos companheiros capixabas. O presidente da Confederação, José Boaventura, afirmou durante a 3ª Plenária Nacional dos Vigilantes, realizada na quinta-feira (13), em Brasília, que a derrota dos vigilantes do ES é derrota da categoria em todo o Brasil. “Por isso, companheiros, devemos continuar unidos e fortalecendo esses companheiros guerreiros que estão resistindo há tanto tempo às investidas maldosas dos patrões”.

Com o pagamento dos salários dos funcionários da Brink’s e Prosegur suspenso, a CNTV convida a todos os vigilantes do Brasil a participarem da arrecadação de mantimentos.

Aos que desejam contribuir financeiramente, podem realizar depósito na Caixa Econômica Federal – Agencia 0167 – OP 003 – Conta 9243-0

Os trabalhadores continuam concentrados na porta da Brinks, para onde podem ser enviados alimentos. O endereço é:


Avenida Dário Lorencio de Souza, número 200, bairro Mário Cipreste – Vitória – ES

Fonte: CNTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário