segunda-feira, 27 de março de 2017

Negociações não avançam e empresários insistem em retirada de direitos dos vigilantes

A reunião desta segunda-feira (27/03) com o sindicato patronal não chegou a nenhum acordo. Irredutíveis, os empresários apresentaram a mesma proposta que foi aceita pelo Sindicato do Município do Rio e mais outros sete sindicatos.

A proposta concede reajuste de 5,4% no salário e tíquete refeição. Os empresários querem também acabar com o triênio já concedido aos vigilantes. Para isso, apresentaram uma compensação que seria dada a cada vigilante contratado a partir de 01/03/2017 no valor de R$ 12,50. Os vigilantes que já recebem o triênio não teriam direito à essa compensação. Acontece que, como os desconto no tíquete de alimentação é de 20%, os trabalhadores efetivamente só receberiam apenas R$ 10 de compensação. A proposta dos empresários ainda retira a obrigatoriedade do pagamento da cesta básica por assiduidade acordada em Convenção Coletiva no ano passado.

A proposta não foi aceita pelos Sindicatos que participaram da reunião que são: Sindicato dos Vigilantes de Petrópolis e região, Niterói e região, Duque de Caxias e Itaguaí e Seropédica.

Os sindicatos irão convocar, em breve, os trabalhadores para assembleias em suas regiões para decidir os rumos das negociações. O Sindicato de Petrópolis protocolou junto ao Sindesp/RJ um pedido de envio da ata completa da reunião desta segunda-feira onde oficializa o encerramento das negociações com os trabalhadores.

O presidente Adriano Linhares alerta os trabalhadores para possíveis demissões que possam ocorrer com as mudanças da CCT como o fim do triênio. “Não podemos destacar que os empresários demitam os vigilantes antigos para contratar novos sem a obrigatoriedade de pagar o triênio. Essa ofensiva é para retirar direitos já adquiridos e prejudicar a nossa categoria”, afirma.


O reajuste no salário supera a inflação do mês apurada em 4,69%. No entanto, a retirada dos direitos já conquistados pelos vigilantes não é aceita pelos sindicatos.

Fonte: Imprensa SindVig Petrópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário