sexta-feira, 8 de março de 2019

Empresa GP persegue dirigente sindical feminina em Petrópolis/RJ



Em pleno Dia da Mulher, o Sindicato dos Vigilantes de Petrópolis e região apresenta um verdadeiro descaso da empresa GP – Guarda Patrimonial São Paulo com uma vigilante. Trata-se de prática antissindical e perseguição à dirigente do Sindicato.

A GP tentou demitir a vigilante Alessandra Marcela Cordeiro em 16 de novembro de 2018 por pura perseguição ao mandato de dirigente. Na demissão, a empresa não apresentou justificativa legal para o desligamento.


A demissão de dirigente sindical no exercício do mandato é ilegal, desde que não há justa causa plausível. Portanto, a vigilante teve que recorrer à Justiça do Trabalho para garantir o emprego.

Ao ser acionada na justiça, a GP alegou que a demissão da diretora do Sindicato teria sido um equívoco do departamento pessoal da empresa e que não o ocorrido não ocasionaria nenhum prejuízo financeiro.

No entanto, a empresa não vinha recolhendo os depósito de FGTS da trabalhadora. A GP foi condenada pela justiça a colocar em dias o FGTS acrescidos de juros e multas.

“Esse tipo de prática da GP é uma forma de intimidar o trabalho da nossa diretoria. Denunciamos a empresa em várias circunstâncias por descumprimento da Convenção Coletiva. Foi só a nossa diretora ser liberada para desempenhar a função de dirigente sindical à disposição dos trabalhadores que se iniciou a perseguição. Provamos na justiça os erros da GP. Esse foi o melhor presente para o Dia da Mulher, em que uma vigilante/guardete provou aos perseguidores de que a justiça ainda vale nesse país”, desabafa Adriano Linhares, presidente do Sindicato, afirmando que a diretoria do Sindicato não vai se intimidar diante das perseguições dos empresários.


A GP ainda está exigindo a volta da diretora à sua função na empresa. Apesar da decisão favorável da justiça, a GP quer extinguir a liberação da dirigente sindical exigindo que ela se apresente na empresa conforme carta enviada ao Sindicato e recebida neste 08 de março.




Nenhum comentário:

Postar um comentário