quinta-feira, 11 de abril de 2019

Febraban se nega a cumprir lei do vigilante 24h nas agências bancárias de Petrópolis


Diretores do Sindicato dos Vigilantes de Petrópolis e região participaram de um encontro para discutir a aplicação da lei municipal 7.640/2018 que obriga a presença de vigilante armado 24h nas agências bancárias de Petrópolis.


Participaram da reunião, o presidente do Sindicato, Adriano Linhares, o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá, Valter Faria, Diretor Adjunto de Operações e outros representantes da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e o vereador e autor da lei, Justino do raio X.


Os bancos alegaram que não tem como cumprir a legislação e afirmaram que irão apresentar um projeto em nível nacional como substituto às leis municipais de vigilantes 24h nos bancos para aumentar a segurança no interior das agências após o fechamento das unidades.


Segundo a Febraban, os vigilantes deveriam ficar no hall das agências expostos a todos os riscos. No entanto, a lei municipal assegura que o vigilante fique num local seguro, com fácil comunicação às autoridades policiais.


“A Febraban não está nem um pouco preocupada com a segurança do cliente usuário. Eles olham para o vigilante apenas como custo. Os bancos adoram fazer campanhas sobre combate à corrupção e cumprimento de lei, mas são os primeiros a descumprirem as leis. Desrespeitam totalmente as leis municipais”, afirma o presidente do Sindicato, Adriano Linhares.


A intenção do sindicato a apresentar a proposta de lei foi aumentar a oferta de segurança aos clientes durante a movimentação financeira nos caixas eletrônicos. A direção da entidade acredita até mesmo que o manter o vigilante no período de 06h às 22h todos os dias já aumentaria a segurança dos usuários.


“As alegações da Febraban não são compatíveis com a realidade. A proposta de aumentar os equipamentos eletrônicos nas agências só remete à segurança sobre o patrimônio, deixando de lado a segurança dos clientes em horários de funcionamentos do hall de caixas eletrônicos, inclusive nos finais de semana”, contesta Linhares.


A Secretária Geral "ah doc" do Sindicato, reforça o caráter preventivo da lei. "A Lei Municipal contribui diretamente com a segurança pública, formando uma parceria entre o público e privado, com os vigilantes atuando de forma preventiva e evitando possíveis ações de criminalidade nos caixas eletrônicos", disse Alessandra Cordeiro. 


“Não chegamos a um consenso nessa e vamos cobrar do Procon a efetivação das penalidades previstas no código de posturas da cidade. Por sugestão do Procon  vamos pedir uma nova reunião, desta vez com a presença do Ministério Público do Trabalho (MPT)”, completa Linhares.


Participou ainda da reunião, o Sr. Avelino, do setor de segurança do Bradesco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário