terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Empresa do Paraná paga risco de vida aos vigilantes. No Rio, empresários se omitem

Nesta terça-feira completa o quinto dia útil do mês janeiro, data em que os pagamentos de salários devem ser acertados com os vigilantes. Apesar da lei sancionada e publicada no Diário Oficial do União a grande maioria das empresas de segurança nem sequer se atentaram para os descumprimento jurídico e não efetuaram o pagamento do adicional de periculosidade que corresponde a 30% do salário base. Apenas uma empresa cumpriu a determinação legal emitida pela Lei 12.740/2012. 

A única empresa a pagar foi a Horus no Paraná. Ela pagou o adicional de periculosidade proporcional ao fechamento da folha e cumpriu a lei 12.740. 

Uma pergunta que fica no ar é por que, se a Horus entendeu que deveria cumprir a legislação, no entanto, o que justifica as outras não efetuarem o pagamento? 

No Rio de Janeiro, o Sindicato patronal já havia avisado que as empresas não pagariam o risco de vida até que a lei fosse regulamentada pelo Ministério do Trabalho. 

Os sindicatos sérios do Estado já se preparam para uma grande manifestação caso as empresas não abram uma linha de negociação para o cumprimento da lei. No Paraná, o sindicato local já convoca a categoria para uma grande paralisação.

A lei 12.740/2012 já está no Ministério do Trabalho e Emprego aguardando a regulamentação na CLT pelo Ministro Brizola Netto. A Confederação Nacional dos Vigilantes já divulga uma forte campanha na internet e nas redes sociais, a exemplo do pedido de sanção da presidenta Dilma, para forçar o ato mais rapidamente possível do Ministro. 

Os sindicatos locais também já estudam medidas judiciais para exigir das empresas o cumprimento da norma legal. No Rio de Janeiro, os vigilantes já recebem 14% de risco de vida garantidos nas negociações coletivas dos anos anteriores. Portanto, faltam as empresas complementar com 16% para o fechamento do adicional.

WMC Assessoria

Veja, abaixo, um demonstrativo confirmando o pagamento do Risco de Vida:






Nenhum comentário:

Postar um comentário