quarta-feira, 26 de setembro de 2012

INSS antecipa atendimento


Ministério faz, em Brasília, projeto-piloto para agilizar a concessão de aposentadorias, pensões e perícias

Quem tem assuntos pendentes no Instituto Nacional de Previdência Social (INSS) pode receber um telefonema a qualquer momento para agilizar o seu processo. O governo iniciou, ontem, em Brasília, o Projeto de Excelência das Agências da Previdência Social com o objetivo de reduzir a espera para atendimento. Estão sendo convocados para os sábados pessoas agendadas para meses à frente. Ao mesmo tempo, espera-se criar um clima de relacionamento e troca de experiência entre servidores de todos os estados. Apenas ontem, das 130 pessoas chamadas durante a semana, 116 compareceram. A maioria, em busca de aposentadoria por tempo de contribuição e acertos de vínculos cadastrais. Muitos saíram de lá com os benefícios definidos e com a papelada em dia.

Segurados que passaram pela porta e resolveram saber da sua situação junto à Previdência também foram atendidos. A seleção do pessoal convocado ontem foi feita por meio dos pedidos registrados pela Central de Atendimento 135.O projeto-piloto de antecipação de agenda está ainda em fase de levantamento de dados, segundo o Ministério da Previdência. Se tiver êxito, será replicado em todo o país. Para facilitar o trabalho, os técnicos do INSS aconselham que, antes, o segurado pesquise sua situação no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e tenha em mãos o número de identificação do trabalhador (NIT). Caso não saiba ou não tenha tempo para tal, conseguirá informações da mesma maneira com a carteira de trabalho ou com o número do CPF.

O atendimento envolve também perícias, demandas judiciais e acordos internacionais. Brasileiros que pagaram seguro social no exterior ou estrangeiros que tenham tempo de serviço registrado lá fora poderão ajustar os cadastros. Para facilitar o contato com o público e agilizar a papelada, o INSS trouxe servidores de diferentes partes do país para conhecer os procedimentos e ter contato mais estreito com os colegas de Brasília. O Projeto de Excelência das Agência da Previdência Social começou nas novas instalações da unidade da Agência da Previdência Social (APS) do Plano Piloto, que foi transferida do Setor Bancário Norte para a quadra 502 da Asa Sul.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário